Minha lista de blogs

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Suculentas: minha nova paixão!




Vocês não tem idéia do poder de encantamento dessas plantinhas!
Num domingo de bobeia,  o marido e eu fomos num viveiro de mudas, a coisa mais linda. Voltei pra casa com uma mini orquídea e um vasinho com três espécies de suculentas.
Percebi que estava matando as plantinhas, uma das três já havia falecido e eu não queria perder as que sobraram. E tomei isso como uma missão: dar conta de cultivar suculentas.
Comentando com uma amiga, soube que ela passou pela mesma situação: estava matando a planta afigada; ela deu a planta pra mãe e a planta cresceu e multiplicou. Resumo: ganhei dela várias mudinhas, que são as próprias folhas que se soltam da planta-mãe e começam a enraizar, a-coisa-mais-linda.



Bom, ai eu já tinha vários vasinhos metálicos brancos e coloridos, aproveitei e pintei de dourado uns vasinhos de cerâmica (pro projeto de Natal que não prosperou) e umas latas de manteiga, o marido colocou umas britas no fundo deles, adicionamos uma terra provisória que agora já substituí por uma "terra pra floreira" que compramos, com humus de minhoca (inclusive com minhocas vivas), própria pro plantio direto.
Ainda não criei uma rotina fixa de rega; li que no verão é recomendado molhar a cada 10 dias e no inverno a cada 20 dias. Achei tempo demais, considerando o clima seco daqui por isso, estou molhando no instinto. Acho até que essa terrinha nova que coloquei segurará mais a umidade, vamos ver.
Li várias informações na internet, vi muitas imagens inspiradoras, especialmente os jardinzinhos elaborados com várias especies dentro de um vidro, achei um charme. Como as minhas ainda são crianças, vou esperar crescerem mais para decidir o que fazer, além disso, quando pegar o jeito de cuida-las, quero adquirir outras espécies, pra diversificar a coleção!
Vou deixar aqui uns links que me inspiraram: aqui, aqui, aqui e aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário/crítica construtiva sobre este post!