Minha lista de blogs

domingo, 28 de outubro de 2012

1 Receita, 3 bolos diferentes! Sucesso!!!

DSC03681DSC03686

Domingo é dia de cheirinho de bolo assando na casa! Resolvi compartilhar essa receita da minha mãe. É sucesso na certa!

Receita básica:

3 ovos

2 colheres de sopa de margarina bem cheias

2 xícaras de açúcar

1 xícara de leite

3 xícaras de farinha de trigo

1 colher de sopa de fermento em pó

Preparo: bata na batedeira os ovos, açúcar e margarina, até virar  um creme bem fofo, mudando da cor amarela inicial e ficando mais clarinho, uma cor creme. Isso vai garantir a fofura do bolo. Depois acrescente o leite e farinha e bata só pra homogeneizar, não demora. Por fim, coloque o fermento e misture.

Nesta fase é onde você vai dar a cara pro seu bolo: se quer formigueiro, adicione chocolate granulado (eu uso o da marca Garoto); se quer duas cores, separe metade da massa e numa das partes, coloque chocolate em pó (uso o dos dois frades), se quer de limão, adicione suco de 1limão e as raspas dele, se quer de laranja, substitua a xícara de leite por 1 xícara de suco de laranja e adicione também 1 colher de sopa das raspas da laranja; caso queira de canela, você pode antes peneirar 1 colher de sopa de canela com a farinha de trigo e por aí vai… Arrisque! Quero confessar que a versão com laranja foi a única que ainda não testei, mas pretendo em breve.

Asse em forno pré aquecido, forno médio. No meu, demora uns 40 minutos. Eu costumo fazer aquele teste com a faca pra verificar o ponto: enfio a faca ate o fundo da assadeira, se sair com massa grudada, ainda não ta pronto, se a faca sair sem nada agarrado, ta no ponto!

1 receita 3 bolos

Observem que quando eu fiz o formigueiro, eu misturei chocolate em pó numa parte da massa e joguei por cima, só pra fazer uma graça. O bolo clarinho da foto acima, é o de canela, que é super perfumado, perfeito pra comer com um café fresquinho.

Agora a verdadeira descoberta foi aquele com um “miolinho surpresa” de Nutella! Gente, é delícia demais! Fiz assim: coloquei 2/3 da massa branca na assadeira, espalhei as colheradas de Nutella e cobri com o restante da massa misturada com o chocolate em pó. A massa marrom é mais pesada e vai descendo, e forma desenhos lindos! Ficou divino!

Eu li em algum lugar essa ideia, que originalmente era bolo de cenoura com esse recheio. A menina disse que se quiser que o bolo fique com cara de sobremesa, é só aumentar a quantidade desse creme de avelã com cacau dos deuses!

Ah, esses dias estava na casa da minha amiguinha Amanda e ela estava sem batedeira. Fiz o de canela, no braço mesmo e deu super certo. O pulo do gato é deixar antes a margarina em temperatura ambiente, pra facilitar a mistura e homogeneização. Viu Amandinha, receita prometida, missão cumprida!

Esses bolos dedico aos meus amores: a minha mami, dona da receita (que chamamos de “bolo simples”), minha irmã e sobrinha/afilhada que adoram fazer delícias juntas na cozinha e pra minha BFF Laure, que faz um bolo de fubá perfeito! Ótimo fim de semana pra vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário/crítica construtiva sobre este post!